Deriva continental
Catastrofismo- corrente de pensamento que defendia que as alterações que ocorriam no nosso planeta se deviam a ocorrência de grandes catástrofes naturais, as quais, para alem de provocarem, a extinção da fauna e da flora existente, também explicariam a existência de fosseis de animais marinhos em zonas continentais. A estes períodos de extinção seguir-se-iam períodos de estabilidade em que uma nova fauna e flora voltariam a ocupar a superfície terrestre, originando uma nova era.
- Uniformitarismo- pensamento segundo o qual "o presente é a chave do passado", ou seja, as leis da natureza são constantes de modo a que o estudo dos registos geológicos, essencialmente rochas e suas estruturas,se formavam por processos físicos e químicos semelhantes aos que existem atualmente na Natureza. As suas ideias fundamentais são: - as leis naturais são constantes no tempo- o passado pode ser explicado com base no que se observa hoje, uma vez que as causas de determinados fenómenos do passado são idênticas às que provocam o mesmo tipo de fenómenos no presente. Este princípio designa-se de Princípio do Atualismo- os processos geológicos são lentos e graduais. Este princípio colidiu com o catastrofismo e designa-se por Princípio do Gradualismo.
- Neocatastrofismo- reconhece o uniformitarismo com guia( aceita o seus pressupostos), mas reconhece a existencia de catástrofes.
- O mobilismo geológicoA teoria da deriva continental- proposta por Wegener, que ao observar um mapa reparou que a costa da América do Sul e da África se juntavam com peça de um puzzle.
- Assim conclui-o que:- os continentes teriam estado unidos num só- Pangeia- e rodeados por um único oceano- Pantalassa- estes ter-se-iam fragmentado e separado até ocuparem as posição de hoje.Os argumentos que apoiaram a teoria foram:
-argumentos geológicos
-argumentos paleoclimáticos
-argumentos morfológicos
-argumentos paleontológicos
A teoria de Wegener não conseguiu convencer a comunidade cientifica pois não conseguiu explicar o que fazia mover os continentes.Após alguns anos a teoria foi reformolada e passou a designar-se de Teoria da Tectónica das Placas. Esta defende que a litosfera se encontra fragmentada em diferentes porções que se encaixam umas nas outras chamadas de Placas Tectónicas . Elas movimentam-se devido às correntes de convecção
Morfologicos
Geologicos
Palenontologicos
Paleoclimaticos