Evolução biológica
- Consiste na mudança das caracteristicas hereditárias ao longo das gerações, de grupos de organismos.
- Cada individuo provem de um progenitor, que provem de outros e assim sucessivamente. Este processo repete-se atraves do tempo, de geração em geração.
Fosseis --------------- 1ºs seres vivos
(conduzem-nos até)
Seres procariontes --- Seres eucariontes unicelulares --- Seres eucariontes coloniais --- Seres multicelulares
Qual a origem dos seres eucariontes unicelulares?
1º Hipotese
Autogénica
A célula procariótica terá sofrido sucessivas invaginações na membrana plasmática com posterior especialização. A membrana citoplasmática vai criando invaginações para o interior da célula. Essas invaginações iriam amarmazenar o DNA, formando o núcleo. As outras invaginações, depois de especializadas originariam os organelos das células eucarióticas.
No entanto esta teoria foi alvo de criticas pois o modelo não explica o modo como aconteceram os fenomenos nem a causa que os desencadeou. É tambem importante referir que o DNA existente no núcleo e organelos (mitocondrias e cloroplastos) não é idêntico.
2º Hipotese
Endossimbiótica
A célula eucariótica terá surgido de uma associação simbiótica entre diversas células procarióticas. O involucro nuclear e os sistemas endomembranares tambem se originaram atraves de invaginações da membrana nuclear, mas as mitocondrias e cloroplastos resultam da incorporação de células procarióticas por outras células. Ao contrário da hipotese autogénica, esta tem dados a seu favor como o facto das mitocondrias e cloroplastos a bactérias, têm o seu próprio genoma, dividem-se independentemente e existem associações simbióticas entre bactérias e alguns eucariontes.
Das colonias á multicelularidade
Ocorre nos seres eucariontes e caracteriza-se por associação de células onde existe independência estrutural e funcional entre células. A diferenciação celular relaciona-se com a função especializada e os seres eucariontes podem constituir grupos com maior independência entre eles e quando tal acontece com individuos da mesma especie establecem-se relações estruturais, formando um agregado colonial ou colonia.
Vantagens da multicelularidade
- Aumento da dimensão, o que é favorável para a competição pelo alimento e pelo território, sem comprometer as trocas com o meio externo.
- Redução da taxa metabólica, com maior eficácia na utilização de energia;
- Maior independência em relação ao meio;
- Grande possibilitação e adaptação a diferentes ambientes.
Teorias da evolução
Fixismo
- 1ª tentativa de explicação de biodiversidade dos seres vivos
- Surgiu numa epoca onde vigorava a teoria geocentrica e onde se acreditava no poder de Deus e filosofos
3 Hipoteses:
Hipotese criacionista- Apoiada por Aristoteles, atribui a origem e a diversidade dos seres vivos a um criador/ Deus.
Hipotese da geração espontânea- Explica a origem e a diversidade dos seres vivos por receitas, atraves das quais a matéria inorgânica se transforma em seres vivos.
Hipotese catastrofista- enunciada por Cuvier, atribui a biodiversidade á ocorrência de catastrofes que eliminaram os seres vivos e deram lugar a outros
Todas estas teorias não acreditavam na mudança dos seres vivos- logo eram imutáveis!!!!!
Lamarckismo
2 leis fundamentais:
Lei do uso e desuso: no processo de adaptação ao meio, o uso de partes do corpo fazem com que estas evoluem e o seu desuso faz com que atrofiem.
Lei dos carateres adquiridos: as alterações no corpo do organismo provocadas pelo uso ou desuso são transmitidas aos descendentes.
Darwinismo
Dados que apoiaram a formação desta teoria:
Geológicos- Darwin inspirou-se no celebre conceito de "O presente é a chave do passado".Logo, se as rochas estariam em constante mudança, o mesmo deveria acontecer com os seres vivos.
Económicos- Por influência de Malthus, com os seus trabalhos relativos ao
crescimento das populações, que defendia que a população
humana tende a crescer de forma geométrica , enquanto os
recursos alimentares são produzidos segunda uma progressão, logo confirma-se o facto de só o mais apto sobreviver e reproduzir-se.
Bioquimicos- Teoria celular- A análise da sequência e aminoácidos das proteinas e a sequenciação de DNA têm fornecido provas a favor de uma origem comum para todos os seres vivos.
Nº de aminoácidos próximo ---------- espécies idênticas
Existe um ancestral comum, o que mudam são algumas caracteristicas conforme o meio onde estam inseridas!
Criticas que Darwin foi alvo:
- Havia heterogenidade entre populações mas Darwin não conseguia explicar, nem a forma como havia transmissão de caracteristicas.
- Não havia um conhecimento de heridateriedade, só mais tarde é que se combatem essas lacunas.
- Darwin considerava a evolução lenta e gradual, o que pode ser contraido por registos fosseis de momentos de rápida evolução e falta de fosseis de transição.
2 tipos de evolução:
Divergente- um ancestral comum origina individuos diferentes em ambientes diferentes.
Convergente- estruturas análogas aparecem no mesmo meio, porque a seleção natural favorece individuos com caracteristicas que os tornam mais aptos, independentemente do grupo a que pertencem.
2 tipos de estruturas:
Análogas- não refletem as relações de ancestralidade e dizem respeito apenas às funções semelhantes. Essas semelhanças ocorrem devido à evolução convergente,o que leva ao surgimento de características semelhantes mesmo em indivíduos de grupos bastante diferentes.
ex.: Asas de insetos e aves
Vestigiais- São estruturas com função nãoevidente e sem significado fisiológico em determinados grupos
ex.: Ceco num herbivero e carnivero
Homólogas- são aqueles que podem ou não realizar a mesma função, porém apresentam uma estrutura básica igual e mesmo desenvolvimento embrionário. Isso quer dizer que os indivíduos que apresentam esses órgãos possuem ancestralidade compartilhada.
ex.: Membros dos tetrápodes
Quanto mais semelhanças tiver o embrião, mais próximos estão as espécies uma da outra!
Neodarwinismo