Magmáticas
As rochas magmáticas formam-se a partir do arrefecimento de lava. Estas podem ser divididas em dois grupos:
- Rochas magmáticas extrusivas ou vulcânicas: quando existe um arrefecimento rápido da lava. Este tipo de rochas possui uma textura afanítica (não se observam cristais a olho nu).
- Rochas magmáticas intrusivas ou plutónicas: quando a lava arrefece muito lentamente, geralmente no interior do vulcão. Este tipo de rochas possui uma textura fanerítica (observam-se cristais a olho nu, uma vez que estes tiveram tempo suficiente para se desenvolverem, devido ao arrefecimento lento do magma).
As rochas magmáticas podem variar em relação à sua acidez. Esta, por sua vez, tem a ver com a quantidade de sílica presente na lava. Quanto mais sílica tiver a lava mais ácida será a rocha e quanto mais ácida for a rocha mais clara este é. As rochas magmáticas mais escuras (basalto e gabro) podem também ser designadas por melanocratas e são ricas em minerais máficos, as rochas mais claras (riólito e granito) por leucocratas, sendo ricas em minerais felsicos e as rochas neutras (andesito e diorito) por mesocratas e são ricos tanto em minerais felsicos como em minerais máficos.