Obtenção de matéria
Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos
Os seres heterótroficos obtêm matéria ao alimentarem-se de direta ou indiretamente seres autotróficos. Assim sendo, podemos concluir que os primeiros necessitam de obter matéria orgânica e também matéria inorgânica (água, sais minerais, vitaminas, prótidos ,glícidos e lípidos). Ao serem ingeridos, os alimentos são processados, o que inclui a ingestão, a digestão e a absorção. Todos os animais,fungos e grande parte dos protistas e das bactérias são seres heterotróficos.
A absorção é a passagem de substâncias simples do meio externo para o meio interno. Nos seres unicelulares, este processo ocorre diretamente através da membrana celular.
Por outro lado nos seres pluricelulares, a ingestão de alimentos, obriga a uma digestão extracelular, com transformação de moléculas complexas em moléculas mais simples, capazes de serem absorvidas pelas células
Membrana Plasmática
A membrana celular é responsável pela integridade da célula, delimitando a fronteira entre o meio intracelular e o meio extracelular. Forma assim uma barreira seletiva através da qual a célula processa trocas de substâncias e energia com o meio. Esta membrana também funciona como um sensor, permitindo à célula modificar-se em resposta a diversos estímulos externos. As membranas são complexos lipoproteícos, ou seja são constituídas por lípidos e proteínas. Para além destes, estas ainda podem conter glícidos.
Estrutura:
É constituída por uma bicamada fosfolipídica onde se encontram dispersos vários tipos de proteínas e glícidos ligados a superfície membranar. Assim sendo, a membrana não é uma estrutura rígida, existindo movimentos das moléculas que a constituem. Verifica-se ainda que as moléculas fosfolipídicas têm grande mobilidade lateral, trocando de posição com outras que se encontram na mesma camada. Ocasionalmente, ocorrem também movimentos transversais das mesmas de uma camada para outra.
Movimentos transmembranares
Como esta estrutura separa o meio intracelular do meio extracelular, pode facilitar, dificultar ou impedir a passagem de substâncias. A esta propriedade da-se o nome de permeabilidade seletiva. A passagem de substâncias através desta pode ocorrer através de vários mecanismos e está dependente, entre outros fatores, da configuração molecular dessas substâncias.
O movimento de substâncias através da membrana pode ocorrer sem intervenção de moléculas transportadoras, transporte não mediado, ou com intervenção dessas moléculas, transporte mediado.
Transporte não mediado
Osmose- transporte passivo
A osmose é um movimento transmembranar que consiste no transporte de água. A água movimenta-se livremente através da membrana, sempre do local de menor concentração de soluto (meio hipotónico) para o de maior concentração (meio hipertónico).
Esta não é influenciada pela natureza do soluto, mas pelo número de partículas. Quando duas soluções contêm a mesma quantidade de partículas por unidade de volume, mesmo que não sejam do mesmo tipo, denominam-se isotónicas.
Pressão osmótica - Força exercida para contrabalançar o movimento da água da região onde onde a quantidade de moléculas de água é maior para a zona onde a quantidade de moléculas de água é menor. Está relacionada com a diferença de concentrações entre as duas soluções (maior diferença de concentrações, maior pressão osmótica).
Num meio hipertónico, a água sai da célula por osmose, diminuindo o volume celular - a célula fica no estado de plasmólise.
Num meio hipotónico, a água entra por osmose, levando a um aumento do volume celular - a célula fica no estado de turgescência.
Numa célula animal túrgida, quando a entrada de água ultrapassa a capacidade elástica da membrana, ocorre a lise (destruição) celular. Isto não sucede nas células vegetais, devido à existência da parede celular.
Difusão Simples-transporte passivo
A água não é a única substância que se movimenta através da membrana celular, várias outras substâncias o fazem, através de um fenómeno designado difusão simples, no qual as moléculas se movimentam de um meio com maior concentração de soluto, para um meio com baixa concentração (a favor do gradiente de concentração).
Quando é atingido o equilíbrio de concentrações o movimento de partículas continua, e a quantidade de partículas que passam em ambos os sentidos é equivalente, mantendo-se, assim, o equilíbrio dinâmico
Transporte mediado
Difusão Facilitada- transporte passivo
A difusão facilitada deve-se à existência de proteínas transportadoras (permeases) na membrana que promovem a passagem de moléculas polares de grandes dimensões, como a glicose e algumas vitaminas. Ao atravessar a membrana, estas moléculas a movem-se de acordo com o gradiente de concentração, mas com uma velocidade maior do que a permitida pela difusão simples.
Transporte Ativo
Apesar dos processos de transporte passivo de substâncias através da membrana permitirem atingir um equilíbrio de concentrações entre o meio intracelular e o meio extracelular, a célula também pode manter várias substâncias no seu interior, em concentrações muito diferentes das do meio que a rodeia, para que aí possam ocorrer as reações químicas vitais para a célula