Sistemas Terrestres

O que é um sistema?


É qualquer parte do universo que é constituida por matéria e energia, limitados por fronteiras e com o intuito de se observar e investigar.

Quando um sistema é constituído pela união de várias partes disjuntas, diz-se que é um sistema composto, e cada uma das partes chama-se subsistema.

Estes podem ser:

Isolado- não existe troca de matéria nem de energia com o exterior;

Fechado- só existe troca de energia com o exterior;

Aberto- existe troca de matéria e energia com o exterior.


Tipos de sistemas
Tipos de sistemas


Subsistemas terrestres

Geosfera

A geosfera, ou litosfera, é a parte superficial da Terra que se encontra no estado sólido (massas continentais e fundos oceânicos), assim como os restantes materiais que se encontram no seu interior, separadas por camadas. As transformações e os movimentos que ocorrem na geosfera tornam a Terra um planeta geologicamente ativo e em constante motação.

Hidrosfera

A hidrosfera compreende toda a água no estado líquido e sólido que se encontra na superfície terrestre (mares, oceanos, gelo das calotas polares e glaciares... ).

A água é um importante fator na estabilização do clima terrestre. Os oceanos absorvem a maior parte da radiação solar que atinge a superfície do globo e esta energia é distribuída por todo o planeta através das correntes oceânicas.

Atmosfera

A atmosfera é a parte gasosa que envolve a Terra, sendo constituída principalmente por azoto, oxigénio, árgon e dióxido de carbono. O vapor de água também é um constituinte da atmosfera.

Este sistema tem duas funções de primordial importância: é o principal regulador do clima e protege a Terra dos efeitos das radiações solares e do bombardeamento de partículas sólidas originárias do espaço extraterrestre. 

Biosfera

A biosfera é constituída por todos os seres vivos que ocupam diversos habitats.

A espécie humana exerce diversas influências, por vezes negativas, sobre os restantes sistemas terrestres, pelo que muitos cientistas propõem que ela constitua um subsistema independente da biosfera, designado antroposfera.

Interação entre os subsistemas terrestres

Os subsistemas da Terra são sistemas abertos assim havendo uma complexa relação entre eles que garante o equilíbrio na Terra. Aqui vão alguns exemplos de interações entre eles:


Atmosfera - Geosfera: Por vezes, as erupções vulcânicas são demasiado violentas e ocorre a libertação de grande quantidade de gases e poeiras para a atmosfera.

Atmosfera - Biosfera: A fotossíntese das plantas que permite trocas de dióxido de carbono e oxigénio entre estas e a atmosfera.

Atmosfera - Hidrosfera: A evaporação da água da água, fazendo com que esta passe do estado líquido para o gasoso, passando a fazer parte da atmosfera.

Hidrosfera - Biosfera: A água é o principal constituinte dos seres vivos e permite a realização de diversas funções fisiológicas.

Hidrosfera - Geosfera: A água dos mares e dos rios provoca o desgaste das rochas ao embater nelas.

Geosfera - Biosfera: Os animais e as plantas são, também, importantes agentes de meteorização física e química das rochas, contribuindo, desta forma, para a formação de rochas sedimentares detríticas.


Interação entre os subsistemas
Interação entre os subsistemas
© 2020 E-Portfólio de Biologia-Geologia
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora